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Caminhar traz inúmeros benefícios à saúde e é uma ótima atividade para dar um ponto final ao sedentarismo

Para você que quer deixar o sedentarismo de lado, mas não sabe por onde começar, que tal caminhar? Um exercício simples, fácil e barato que não requer nenhuma habilidade especial. Além disso, pode ser feito a qualquer hora do dia, nas ruas em torno da sua residência ou numa esteira.

No site Minha Vida o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp explica: "Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana".

Só o fato de você caminhar já traz inúmeros benefícios à saúde: melhora a circulação, combate a osteoporose, afasta a depressão, ajuda a emagrecer, aumenta a sensação de bem-estar e muito mais. Porém antes de começar é importante ter em conta algumas dicas para otimizar o treino e aproveitar tudo que ele oferece. Confira:

Alimentação pré-treino e pós-treino

É fundamental ao menos 30 minutos antes do treino fazer uma refeição leve e 30 minutos depois também se alimentar. A nutricionista Tatiana Zanin (CRN-3 15097) do canal Tua Saúde explica quais as melhores opções. Confira:

Alongamento

Após a alimentação pré-treino é hora de fazer os alongamentos para preparar o corpo para ter mais flexibilidade e principalmente prevenir lesões. Confira esta série com alguns alongamentos simples:

Hora de caminhar

Depois de se alimentar e se alongar é hora de começar a caminhada que você pode fazer na esteira ou no parque. É importante sempre utilizar roupas confortáveis e tênis, levar água para hidratação e se for caminhar no parque usar filtro solar e um boné ou viseira nos dias de muito sol. Confira as dicas:

Caminhada no parque

Caminhada na esteira

Lembre-se sempre que o ideal é fazer um check-up médico antes de começar qualquer atividade física e aumentar gradativamente a intensidade da caminhada.

Bom treino!