Vivenciar a cidade de perto, de maneira sustentável e ajudando a quem precisa. Esses são os pilares do Bike Tour SP, projeto que promove passeios ciclísticos gratuitos em São Paulo há 3 anos e que já levou mais de 15 mil pessoas para conhecer os principais atrativos culturais e históricos da capital paulistana.

O Bike Tour SP oferece 7 roteiros espalhados pela cidade. Ele empresta gratuitamente a bicicleta para o participante, os equipamentos de segurança e ainda guia os grupos por meio de um sistema de áudio tour acoplado ao capacete, que traz informações e curiosidades sobre cada ponto visitado.

Centro Novo, Avenida Paulista, Faria Lima, Parque Ibirapuera, Centro Velho, Vila Madalena e Berrini fazem parte dos roteiros oferecidos. Cada passeio tem cerca de 1h de duração e leva grupos de até 10 pessoas acompanhados de 2 monitores. Na maior parte do tempo os passeios utilizam as ciclovias e ciclofaixas da cidade. Porém há um cuidado com a altimetria dos percursos. A rota da Vila Madalena por exemplo,  é feita com bicicletas elétricas para que todos os interessados possam participar do passeio.

“Mesmo sendo um passeio turístico, 95% das pessoas que participam são paulistanos, que procuram os passeios como uma forma de redescobrir regiões da cidade pela qual costumam passar apenas de carro ou transporte público. Vivenciar São Paulo pedalando, sentindo o vento no rosto, traz uma sensação muito maior de pertencimento e ajuda a despertar no participante o seu senso de cidadania”, afirma Daniel Moral, que é, ao lado do irmão, André, idealizador do Bike Tour SP.

Quem pode participar:  Como o passeio tem o intuito de ser inclusivo e acessível a todos, pessoas de todas as idades, acostumadas a pedalar ou não,  podem participar. O Bike Kids leva até 8 crianças por passeio numa bicicleta trailer criada especialmente para elas. Pessoas com mobilidade reduzida participam do tour com hand bikes ou trenzinhos de três lugares puxado pela bicicleta de um monitor.  “Já recebemos desde pessoas que puderam fazer um passeio de bicicleta pela primeira vez até senhoras com mais de 90 anos, que há muito tempo não faziam uma atividade como essa ao ar livre. É muito gratificante para nós”, conta Daniel, um dos fundadores do projeto.

Como participar:  É preciso inscrever-se gratuitamente no site. No dia do tour é importante levar 2 kgs de alimentos não perecíveis que serão doados ao Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes, que ajuda famílias carentes, e à Missão Cena que auxilia crianças e adultos na Cracolândia.  Cerca de 13 toneladas de alimentos já foram arrecadados.

Quando:  Os passeios são promovidos dos finais de semana nos seguintes horários: 9h, 10h30, 12h, 13h30, 15h e 16h30.

Sábados: Rota Parque Ibirapuera, Rota Faria Lima, Rota Centro Novo e Rota Berrini.

Domingos: Rota Centro Histórico, Rota Avenida Paulista e Rota Vila Madalena.

Ponto de encontro: Cada rota tem um local de encontro específico. Consulte o  site do projeto para mais informações.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o Bike Tour SP

Contato: (11) 3213-2245 [email protected]

Site: www.biketoursp.com.br

Redes Sociais: Facebook | Instagram

Passeios ciclísticos

07 Nov
a
17 Dez

  • de 07/11 a 18/12
    • Sábados às 09:00
    • Sábados às 10:00

Parque Ibirapuera
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n - Portão 10 Parque Ibirapuera São Paulo - SP (11) 5574-5177
Catraca Livre
add Google Agenda

30 Jan
a
01 Out

  • de 25/01 a 01/10
    • Sábados às 10:30
    • Sábados às 12:00
    • Sábados às 13:30
    • Sábados às 15:00
    • Sábados às 16:30

Shopping Market Place
Avenida Doutor Chucri Zaidan, 902 Vila Cordeiro São Paulo - SP (11) 3048-7000
Catraca Livre
add Google Agenda