Trilha Cabuçu

Créditos: Foto: Luciana Reis

Barragem do Cabuçu, considerada a primeira grande obra de concreto armado do Brasil, hoje abastece apenas parte do município de Guarulhos

Quem quer ter contato com a natureza e fazer uma trilha para relaxar, apreciar a paisagem e colocar seu corpo em movimento, não precisa sair da capital. Muitos parques em São Paulo têm trilhas com diversos níveis de dificuldades. Conheça quatro trilhas que vale a pena percorrer.

Trilha da Vida - Parque Ecológico Guarapiranga
Nível fácil

A trilha de apenas 65 metros é pequena, mas a experiência é marcante. De olhos vendados e descalço você será guiado por um monitor e terá os outros sentidos estimulados ao longo do percurso. Como ele é curtinho, pode ser feito por pessoas de todas as idades. É preciso ligar na administração do parque e agendar a trilha que pode ser feita por grupos de 2 a 20 pessoas.

Onde: Estrada da Riviera, 3286 | (11) 5517-6707
Horário de funcionamento do parque: De terça a domingo, das 8 às 17h.
Ingresso: Grátis

Trilha da Cachoeira - Parque Estadual da Cantareira
Nível médio

Quatro núcleos fazem parte do Parque Estadual da Cantareira, um deles é o Núcleo Cabuçu que engloba um mirante incrível a Barragem do Cabuçu e trilhas com graus de dificuldade variados. A da Cachoeira com 5.220m, pode ser percorrida em cerca de 3h, ida e volta. Em 2.650m a cachoeira com água cristalina onde você pode nadar e se refrescar compensa a caminhada. A volta é pelo mesmo caminho. Repare ao redor que diversas plantas são torcidas.

Onde: Avenida Pedro de Souza Lopes, 7903 - Jardim Sao Luis -  Guarulhos | (11) 2401-6217
Horário de funcionamento do parque: Sábados, domingos e feriados, das 8 às 17h.
Ingresso:  R$ 12,00 | Crianças menores de 12 anos, adultos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência não pagam. | Estudantes pagam meia-entrada.

Trilha da Pedra Grande -  Parque Estadual da Cantareira
Nível médio

Pertinho do Horto Florestal está o Núcleo Pedra Grande do Parque Estadual da Cantareira. O parque tem três trilhas, mas a mais procurada é a Trilha da Pedra Grande. São 9,5 km por um caminho asfaltado e algumas subidas que pode ser percorrido em 3h ida e volta. Ao final você será recompensado com uma bela vista da cidade de São Paulo que pode ser contemplada da Pedra Grande, um enorme granito que está a 1010 metros de altitude.

Onde: Rua do Horto, 1.799 - Tremembé |  (11) 2203-0115
Horário de funcionamento do parque: Sábados, domingos e feriados, das 8 às 17h.
Ingresso:  R$ 12,00 | Crianças menores de 12 anos, adultos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência não pagam. | Estudantes pagam meia-entrada.

Trilha do Pai Zé - Parque Estadual do Jaraguá
Nível difícil

O Pico do Jaraguá é um dos pontos mais altos da capital paulistana com 1.135 metros de altitude. Nele você pode curtir uma vista privilegiada da cidade. A trilha do Pai Zé tem 3,6 km (ida e volta) e começa dentro do parque. Dura no máximo 2h30 (ida e volta). Ao longo do caminho, que é uma grande subida, aparecem diversos animais silvestres (em geral macacos). Você chegará a um mirante e depois subirá muitos degraus até um outro mirante onde poderá contemplar uma vista sem igual da cidade.

Onde: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 - Vila Chica Luiza | (11) 3941-2162
Horário de funcionamento do parque: Todos os dias das 7h às 17h.
Ingresso: Grátis

Antes de colocar o pé na estrada confira as condições climáticas, muitas trilhas não podem ser feitas em dias de chuvas. Fique atento ao horário máximo de entrada no parque para fazer a trilha. Use roupas confortáveis e calçados adequados. Leve água, filtro solar, repelente e algum alimento.